CONHEÇA AGENDA VIRTUAL DA PARAÍBA

ENTREVISTA E NOTÍCIAS

ECO LAVAGEM É LEI NO DISTRITO FEDERAL
A partir desta quinta-feira, 1º de julho, a lavagem de automóveis não poderá mais ser realizada pelo método tradicional nos estacionamentos públicos do Distrito Federal, de acordo com o Decreto Distrital nº 30.522/2009. Agora os lavadores só poderão oferecer a chamada ecolavagem ou biolavagem. Desde o começo deste ano, a Câmara dos Deputados vem se preparando para a obrigatoriedade da ecolavagem - método de limpeza de veículos com produtos químicos, que praticamente dispensa o uso da água -, muito benéfica do ponto vista ambiental.
Preocupada com as consequências sociais da medida para os lavadores de carros, a Casa vem oferecendo, em parceria com o GDF, suporte para a sua regularização e capacitação. Recentemente, lançou também uma campanha para conscientizar os usuários das vantagens do novo método.
Embora a lei não trate de lavagem em áreas privativas, a Câmara já se prepara para adotar o processo também em sua frota oficial. A Coordenação de Transportes já está em processo de aquisição dos produtos para utilizar nos veículos da Casa, após ter testado o método por duas semanas, constatando que, quando corretamente utilizado, não causa danos à pintura dos automóveis.
Além da economia de água que a medida proporcionará, o bom exemplo promete vencer eventuais receios de quem ainda não testou o processo.
Adote a ecolavagem. Menos água, mais cidadania, mais responsabilidade social, mais cuidados com o meio ambiente.
Esperamos que esta decreto seja seguido por todos os lavadores de carro.
*****


GRANDE EMPRESA DE BRASÍLIA ENVIA ORIENTAÇÃO PARA CAPP


Indústria pioneira no Brasil no sistema de EcoLavagem Veicular, situada no Distrito Federal - Brasília, envia material explicativo, para a direção da CAPP, no sentido de orientar sobre as vantágens e orientações técnicas sobre o sistema que deverá ser implantado em João Pessoa e outros municípios do Estado.
No Material estão os procedimentos, custos operacionais, legislações federais, informações da ONU sobre as aplicações de produtos biodegradáveis e diminuição do extravio da água tratada, entre outras informações sobre o treinamento de pessoal para trabalhar dentro das normas do sistema, etc.
Agora estamos em pleno vapor para poder implantar o projeto Guarda Carro que contempla o sistema de Eco Lavagem.



ENTREVISTA COM O CRIADOR



EM FOCO - Revista Virtual PERGUNTA:

Fred nós sabemos que você é um Artista Multimídia, o que na verdade é ser multimídia?!

FRED RESPONDE:
Isso é engraçado, no início as pessoas me classificavam com Disc Jokey (DJ), por que eu movimentei o Estado por duas décadas e lancei em nossos festas, que aconteciam em todas as partes da Paraíba, muitos cantores e ritmos novos como o Regue que não era nem conhecido e muito menos aceito nas festas, Nando Cordel, Emílio Santiago entre muitos outros passaram a ser tocados nas rádios, graças as tocadas que eu fazia e tinha muitos radialistas e pessoas ligadas a cultura local que gostavam, perguntavam e passavam a tocar em seus programas nas rádios.
Paralelo a Minha atividade de DJ, Operador de mesa, Iluminador, Cenógrafo de Grandes Shows que aqui vinham e que eu atuava como Técnico de Som, para as maiores equipes que eu mesmo formei como era o caso do SomThiago e RichSom, onde eu criei desde as marcas até a compra dos equipamentos e modelos das Caixas acústicas, eu também dava aulas de Artes Marciais para dezenas de pessoas que hoje são mestres em diversos estilos. Então para os meu alunos eu era um Sensei (mestre).
Em outro momento de minha vida, por acaso passei concorrendo entre os melhores design’s de João Pessoa para ser ilustrador publicitário do Jornal o Norte, foi o meu ultimo Emprego na iniciativa Privada, o primeiro foi como Recepcionista do Hotel Tropicana. Como Design Publicitário no Jornal o Norte eu aprendi tudo que poderia saber sobre o assunto e decidi abrir minha própria Empresa de Arte e Design, assim pude atender a muitas agencias e veículos por algum tempo.
Como eu tenho uma mente extremamente fértil (sem falsa modéstia), reconheci que trabalhar para outros estava me tomando muito tempo – o que eu considero a maior de todas as riquezas e insubstituível – Assim, passei a trabalhar em meus próprios projetos e daí assumi o termo de Artista Multimídia, pois não sou um Artista Plástico, não sou um Design Publicitário, Industrial, Artístico, DJ, Programador, Projetista, Ativista Cultural, Mestre de Artes Marciais e sim, um pouco de tudo isso, que utilizando esses conhecimentos polivalentes posso dar Forma Concreta aos meus Sonhos e Pensamentos, que afloram ininterruptamente, um atrás do outro e sempre que dou como acabada uma idéia e a considero pronta para lançar no mercado, tenho engatilhadas outras duas, ou mais, que estão em processo de acabamento.

 EM FOCO PERGUNTA:

Como Surgiu a idéia dos Painéis Guarda Carro?

FRED RESPONDE:

Quando menino eu vivia na rua, procurando aventuras e novas amizades, Fui criado pela minha Avó e minhas duas Tias, que tinham suas atividades diárias com o trabalho e a casa e eu, menino hiperativo, não me conformava em viver na barra da saia delas, assim me aventurava pelo mundo, nas redondezas da praça João Pessoa, Pavilhão do Chá e assim conheci os meus amiginhos lavadores de carro, que até hoje alguns ainda vivem por lá, outros se transformaram em Delegados, Motoristas de Políticos, etc.
E eu como já pude dizer, sou muito criativo e me colocava na posição deles, me perguntando o que eu gostaria que acontecesse para que minha categoria fosse reconhecida, respeitada e menos marginalizada?!? Acho que essa pergunta ficou guardada em meu inconsciente durante toda a minha vida.
Assim com a degradação social por meio do álcool e do Crak, que levou muitos dos agora conhecidos “flanelinhas” a aderirem ao vício e consequentemente a dependência química, sem poderem se tratar, sem assistência, ou mesmo uma luz no fim do túnel que possa lhes dar uma esperança, por menor que fosse de qualquer segmento social, algo inusitado despertou dentro de mim, ao passar pela nossa orla e perceber a coisa feia que estava se tornando os nossos estacionamentos públicos, 

com aqueles pedaços mal cortados de papelão nos vidros dos carros, que por mais novos e bonitos que sejam, ficam com uma aparência suja e feia. E perceber também que aquilo era uma estratégia bem intencionada e desesperada dos Flanelinhas em determinar seu território, dar uma certa proteção contra os raios do Sol aos seus possíveis clientes e assim, mendigar uns trocados que muitas vezes não lhe são dados de bom grado, pois os flanelinhas são considerados uma praga social e nocivos a segurança pública.


Então eu tive aquele estalo: Painéis Ilustrados para substituir os papelões, vão dar uma cara nova para nossa cidade e valorizar o trabalho dos que realmente vivem de guardar veículos, e gradativamente, na medida em que me aplicava a desenvolver esta idéia, fui formatando o que hoje divulgo com Orgulho: 








O Sistema Guarda Carro é a resposta mais prática, viável e inteligente para resolver um problema de convivência social, valorizar o ser humano, dar novas perspectivas de trabalho, renda e ainda por cima promover o Turismo, Campanhas Institucionais do Governo e das Empresas gerando segurança e transmutando um sentimento negativo por uma parceria em que todos seguem ganhando.




EM FOCO PERGUNTA:

Mas parece, pelo que podemos ler no projeto que não são apenas os Painéis que compõem do Sistema Guarda Carro?

FRED RESPONDE:

A mente trabalha e flui com a dinâmica do exercício criativo, assim após definir os Painéis como uma Mídia Alternativa de Alto Impacto e de Utilidade Pública, eu pude perceber que ainda me restava um grave problema a resolver, daí veio a idéia do Cadastro dos Possíveis Guarda Carro e a Padronização por meio de um Uniforme leve e descontraído para diferenciar os que estão dentro do Sistema Guarda Carro dos demais Flanelinhas ocasionais.

Assim os Donos de veículos vão poder ter a opção entre um e outro. Optando pelos Guarda Carro o Motorista vai ter a certeza de poder identificar quem esta guardando seu veículo para o caso de qualquer problema, já optando pelos outros flanelinhas isso fica ao Deus dará. O Sistema também vai estimular os que se veem desgarrados e sem oportunidade, pela entrega a meios ilícitos a aos vícios a aderir e tentarem se enquadrar ao novo sistema, já que a rentabilidade, a visibilidade e a atenção da mídia e da sociedade vai se voltar para o novo serviço.



Aí veio a idéia da Eco Lavagem Veicular, que nasceu em uma reunião entre nós da CAPP – a ONG em que eu sou o Presidente e a SEDES (Sec. de Desenvolvimento Social do Município) em que o Secretário Adjunto sugeriu que incluíssemos o sistema, para dar melhor utilidade aos Guarda Carros de forma a proteger o meio ambiente e evitar o desperdício, fui atrás e pesquisei tudo sobre o assunto e pude comprovar a excelência do serviço com o apoio de uma indústria pioneira em Brasília.

EM FOCO PERGUNTA:

Mas pelo que tudo indica você não achou que era o suficiente e criou outra coisa inédita, as cadeiras de Praia com Protetor Solar, como foi isso, como surgiu?

FRED RESPONDE:

Bem aí já é outro projeto que eu estava desenvolvendo paralelamente ao projeto Guarda Carro, mas que até então, não havia ligação de um com o outro.



As Cadeiras de Praia PARASOL, é outra forma de poder resolver os problemas de convivência entre o que é certo (de acordo com o código de postura da cidade) e o que é necessário, ou seja: o atendimento dos donos de quiosques da orla que não podem mais colocar mesas e cadeiras na areia deixando de faturar mais e gerar emprego e renda. Isso não é bom para ninguém e para nenhum dos lados envolvidos: governo, comerciantes, clientes e turistas em geral.


Assim eu bolei, há alguns anos atrás, essas cadeiras com um mine-toldo, para locação pelos banhistas e podendo também ter assinaturas de empresas e campanhas institucionais, gerando renda para quem explora a locação, dando conforto e proteção para quem usa, contribuindo para o ordenamento da praia evitando a proliferação de sobrinhas, que também ocupam muito espaço e causam pequenos acidentes quando voam levadas pelo vento e evitando que: tanto os comerciantes deixem de atender sua clientela na areia, como também que o banhista deixe de ser atendido de forma confortável onde queira estar, atendendo ao direito de ir, vir e estar do cidadão.


Para isso também foi idealizada a mesinha de praia que só é instalada quando há o pedido do cliente, e ao termino de sua permanecia é retirada; Pequena, Prática, Higiênica, ocupa apenas o espaço de uma bandeja. 


Espaço para um isopor, porta cerveja ou refrigerante, ou uma garrafa pet e dois porta copos descartáveis e guardanapos, tem ainda um espaço para prato e talheres podendo servir até duas pessoas.
Uma lixeira instalada no espaço inferior serve para dar higiene ao local evitando espalhar os resíduos. 
Com apenas duas pernas laterais para que seja fixada na areia entre as cadeiras, facilitando assim o manuseio e o transporte.
A grande sacada realmente se deu, quando em minha viagem de lua de mel ao rio, pude perceber que esse problema existe em todas as partes do país e que: não existe em parte alguma, o que estou propondo, daí a perplexidade de quem vê e ouve a proposta, pois ela é inusitada, original, nada como isso foi pensado. E como todos sabem o que não é comum causa espanto e admiração.
As pessoas estão acostumadas as receitas conhecidas, e ficam com receio de experimentar idéias novas e revolucionárias, mas eu digo que estamos dando um grande passo para o ordenamento de nossa orla em todas as partes do país e que a idéia é nossa e poderemos ser pioneiros se tivermos competência para assimilar e apoiar este projeto em toda a sua extensão e profundidade, a minha ONG esta pronta e capacitada para acionar os mecanismos produtivos e de manutenção do sistema como um todo, resta saber se as entidades de apoio e o mercado esta preparados para assinar como sendo nossa essa iniciativa.
Sim, por que caso o Estado não assimile essa idéia em tempo hábil, a CAPP esta se articulando com outros Estados para implantação completa inclusive Recife, Natal e o Rio de Janeiro Fortaleza e Brasília, onde Eu tenho contatos com indústrias e pessoas do Governo Municipal e Estadual. Tudo é uma questão de tempo e de oportunidade, o que eu não posso é ficar deixando o tempo passar aguardando uma possível posição que não vem nunca e deixarmos de beneficiar dezenas de segmentos produtivos, centenas de famílias carentes e dar várias opções de conforto e segurança para milhares de pessoas todos os dias.


Eu venho ha décadas desenvolvendo projetos de relevância social, só que eu sou contrário as picuinhas políticas, e muito desapegado das coisas materiais, assim esperei durante anos que  houvesse um momento em que o nosso Município e o nosso Estado estivesse em Harmonia, para que se possa trabalhar em conjunto, em parceria, e que assim possamos ter continuidade em nossas ações, meus projetos são de utilidade pública e mechem com diversos segmentos da sociedade como um todo com reflexos em todas as partes do Brasil e do Mundo podendo levar muito longe o nome de nossa terra, daí a importância de um apoio total e expressivo para garantir a viabilidade e sustentabilidade de nossos projetos, Montar esta ONG é outra forma de poder navegar livre, com criatividade e independência podendo oferecer o melhor de minha criatividade para o bem comum, fornecendo ideías criativas originais e práticas que possam movimentar diversos segmentos profissionais e principalmente oferecendo oportunidade de trabalho para pessoas sem a menor formação, incluindo-os no mercado e tornando-os produtivos e úteis para todos, levantando sua estima e valorizando o Ser Humano. Este é o mei mister essa é a minha missão como Artista de Primeiro Grau, isto é o que me motiva a viver e ser feliz sempre.


Muito obrigado pela oportunidade de poder expor um pouco dos meus pensamentos e trabalho.

********